top of page
Polissonografia Domiciliar
EXAME DO SONO
A apneia do sono acomete 33% de toda a população adulta, dos quais 90% permanecem sem diagnóstico. Essa condição afeta não só a qualidade de vida do indivíduo por seus sintomas como sonolência e cansaço diurno, perda de produtividade, comprometimento da memória e dificuldade de concentração, mas principalmente a saúde, já que está diretamente ligada a uma série de doenças, como doenças cardíacas, AVC, depressão, diabetes, e muitas outras.
A patologia é grave e afeta diferentes momentos na vida das pessoas, em especial a produtividade no trabalho. Em geral, as empresas não têm conhecimento a respeito, mas os índices de absenteísmo, queda de concentração e acidentes de trabalho são acentuados em executivos e trabalhadores operacionais que têm
a doença.
O diagnóstico geralmente é realizado pelo exame de polissonografia, mas muitas pessoas que têm indicações para investigar a doença deixam de realizá-lo devido a fatores como a longa espera para o agendamento ou a necessidade de dormir em um laboratório ou hospital para a realização do diagnóstico.
Para minimizar o desconforto, a Dra. Paula Barros lança uma solução exclusiva junto com a Biologix: o dispositivo Monitoramento Digital da Apneia do Sono (MDAS), que acompanha o sono sem a necessidade de fios e cabos. A inovação é indicada a pessoas ainda sem diagnóstico de AOS ou que estejam em tratamento.

Para realizar o monitoramento digital, o paciente recebe da Dra. Paula Barros, o sensor para levar para casa. Este deve ser colocado em um dos dedos da mão durante o período do sono. As informações são transmitidas para o celular do paciente por tecnologia wireless (sem fio), via bluetooth. Dessa forma, as informações serão obtidas e analisadas, sem a necessidade do paciente dormir em outro local ou de colocar vários fios pelo corpo, transformando a experiência em algo mais prático e agradável. Essa comodidade aumenta o engajamento do paciente, fator que hoje é um dos maiores desafios no acompanhamento e tratamento de doenças, além da ingestão de medicamentos.
Aprovada pela Anvisa, a tecnologia tem validação clínica e foi apresentada no Congresso ATS2018 em San Diego, CA (EUA). O Sensor Oxistar™ Oxímetro de alta resolução e o Actígrafo deve ser colocado no dedo e o paciente acessa o aplicativo móvel App Biologix™ pode ser realizado pelas plataformas Android ou IOS. As informações são armazenadas em servidores próprios com toda a segurança (Cloud Biologix™). O sensor Oxistar traz oxímetro de alta resolução e Actígrafo (acelerômero) para uso contínuo durante a noite com wireless, é compacto e confortável, liga e desliga automaticamente e possui uma bateria recarregável com duração de 20 horas.
Possui LEDs indicadores e certificações ANVISA, INMETRO e ANATEL. Já o aplicativo é fácil de usar, faz o compartilhamento de exames com médicos, possui banco de dados armazenado em nuvem, com segurança e criptografia e recursos de Inteligência Artificial com machine learning, além da entrada de canais adicionais:
áudio do ronco, posição e esforço respiratório.
O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia tipo 4, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular) um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por médicos e cirurgiões-dentistas para diagnóstico e tratamento da apneia do sono.
bottom of page